As obras do Quadrilátero Central começam às 8h da próxima segunda-feira (13) pela Avenida Otávio Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre. O trecho entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Dr. Flores receberá recuperação do pavimento da via, reforma completa das calçadas e qualificação do canteiro central, além de novos mobiliários.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, salienta que os 90 dias previstos para a intervenção no primeiro trecho não representarão igual período de impacto no entorno.
— É importante ter em mente que a obra não ficará o tempo todo na frente das suas casas ou dos seus comércios. O transtorno é inevitável, porém transitório. Trabalharemos em etapas, atuando em pontos específicos e avançando de acordo com a finalização das áreas — explica.
Flores ressalta que a Otávio Rocha foi escolhida como ponto de partida por ser um trecho onde há menos intervenções do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o que possibilita avançar com maior velocidade.
— É um local muito importante porque, além das calçadas, há mudanças no mobiliário urbano, o que inclui iluminação, bancos, além das bancas de revistas e de flores — acrescenta.
A remoção das bancas de revistas e floristas da Otávio Rocha ocorreu na última segunda-feira (6) — um movimento necessário para recuperar o espaço que era ocupado pelos comerciantes. Eles estão atendendo temporariamente no Largo Glênio Peres, entre o Chalé da Praça XV de Novembro e o Terminal Parobé e, posteriormente, retornarão aos seus pontos originais e receberão novos equipamentos, alinhados com a proposta do projeto de revitalização.
Já a estruturação do canteiro de obras na Avenida Borges de Medeiros está 80% concluída e dentro do cronograma elaborado pela prefeitura.
Após a conclusão do Quadrilátero Central, a reforma deve avançar para a Voluntários da Pátria, seguindo depois para a Rua dos Andradas. No total, serão 18 intervenções.
Obra do Dmae
O Dmae realiza mais uma etapa da obra de substituição de 4,5 mil metros de redes de abastecimento de água no Quadrilátero Central na próxima terça-feira (14). Será executada a continuação de serviços pontuais na Otávio Rocha, esquina com a Vigário José Inácio e com a Dr. Flores, com uma escavação para implantar 22 metros de rede e instalação de registros e entroncamentos. A primeira etapa ocorreu em 1º de junho. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Para a execução dos serviços, a partir das 8h, parte dos bairros Bom Fim, Centro Histórico, Floresta e Independência poderá ter desabastecimento. A previsão é de normalização durante a noite de terça-feira.
Trânsito e transporte na região
A intervenção na Avenida Otávio Rocha prevê bloqueio na via entre a Doutor Flores e a Vigário José Inácio. Os táxis e a linha 50.2 IAPI não poderão acessar o local. A lotação seguirá com o terminal no mesmo local, mas, ao chegar na Otávio Rocha, seu itinerário será desviado por Rua Dr. Flores, Praça Rui Barbosa, Avenida Mauá, Largo Visconde do Cairu, Praça Parobé, Rua Marechal Floriano, até chegar ao terminal.