A forte neblina que atingiu Porto Alegre no início da manhã desta segunda-feira (20) afetou a rotina de passageiros no Salgado Filho. No saguão do aeroporto, por volta das 7h, os painéis indicavam que os cerca de 15 voos, que até então não tinham partido, estariam sendo normalizados.
O voo da Latam, que deveria ter iniciado a viagem às 5h20min rumo a Brasília, decolou às 7h05min, conforme os monitores. Muitos passageiros ficaram aguardando a liberação na área de embarque ou dentro das aeronaves.
Desde o início da madrugada, era possível verificar cerração no entorno do aeroporto. A neblina se intensificou após as 6h, dificultando, inclusive, a visibilidade dos motoristas.
Por volta das 8h30, o sistema de som do aeroporto informou que as operações de pousos e decolagens estavam normalizadas. No entanto, alguns voos seguem atrasados. Uma aeronave prevista para sair 5h20 ainda aguardava na pista, com previsão de decolagem para 8h50. Antes disso,o sistema havia comunicado que o terminal operava sob restrições meteorológicas.
Às 11h30, o painel de monitoramento ainda apontava para dez viagens atrasadas, sendo sete partidas e três chegadas. Uma delas, da Aerolineas Argentinas com destino à Buenos Aires, deveria ter deixado a pista às 8h35, mas ainda não havia decolado. Além disso, o painel registrava dois cancelamentos, ambos de aviões da Latam: um que deveria chegar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 10h55; e outro que tinha Congonhas como destino e deveria decolar às 13h15.
A relação dos cancelamentos relacionados à neblina ainda não foi confirmada. Por meio de nota, a Fraport, empresa responsável pela gestão do terminal, informa que "está fazendo um levantamento dos impactos meteorológicos na operação desta manhã, uma vez que os horários das partidas e chegadas podem variar rapidamente quando há uma situação como a de hoje."