Usuários da Trensurb têm relatado atrasos nas primeiras viagens do dia, principalmente nas saídas de Novo Hamburgo e São Leopoldo em direção a Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira (4), houve relato de até 25 minutos de espera. As informações, por meio do site, eram de que as composições circulavam em via única.
A empresa não confirma o tempo de atraso, não relata nenhuma ocorrência e diz que desde 22 de abril, quando houve o último furto de cabos, realiza serviços entre as estações Sapucaia e São Leopoldo. Concertinas — um tipo de cerca — estão sendo instaladas, e é feita a troca e concretagem de cabos.
O problema, segundo a Trensurb, é que as chuvas dos últimos dias atrasaram os serviços. Não há previsão para que eles sejam concluídos. Caso pare de chover, a ideia, conforme a empresa, é que o trabalho avance.
Pela tabela vigente, o intervalo entre as viagens das 5h às 6h52min, no sentido Vale do Sinos-Porto Alegre é de 15 minutos. Para evitar atrasos, uma das orientações da Trensurb é utilizar o aplicativo onde é mostrado o tempo entre as viagens.