Levantamento realizado em abril em Porto Alegre apontou que apenas 41% das ligações realizadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Capital resultaram em atendimento. No total, foram 17.303 ligações no mês. O número total de chamadas foi menor na comparação com março, quando o serviço recebeu 18.264 ligações, sendo 20% por engano.
Neste mês, cerca de 18% foram pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde e 15% foram ligações por engano. Desse total de abril, o Samu recebeu 693 trotes e 771 ligações que estavam fora da área do órgão. A prefeitura alerta que o Samu atende situações em que há vida em risco e, para outras informações, o 192 não deve ser acionado, já que pode prejudicar o atendimento de quem precisa.
Como solicitar atendimento
É necessário confirmar se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192 e informar ao telefonista o endereço completo, com pontos de referência, conforme a prefeitura. O Samu orienta que a pessoa não desligue a ligação, e então será direcionada para um médico em seguida.
A orientação é que as perguntas do médico sejam respondidas com calma. Em caso de acidente de trânsito, é importante indicar quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Os conselhos do médico devem ser seguidos enquanto se aguarda a chegada do socorro.
Além disso, outra pessoa pode sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local. Qualquer nova informação pode ser obtida ao se ligar novamente para o 192 e relatar as mudanças ocorridas.
Números de emergência
- Bombeiros – 193
- Brigada Militar – 190
- Defesa Civil – 199
- EPTC – 118
- Fala Porto Alegre – 156
- Polícia Civil – 197
- Polícia Rodoviária Federal – 191
- Polícia Federal – 194
- Samu – 192