Em um ano de retomada do Carnaval de Porto Alegre no Complexo Cultural do Porto Seco, a Imperadores do Samba foi a grande vencedora na competição entre as agremiações da série Ouro, conquistando 159,9 pontos. A apuração iniciou por volta das 15h na tarde desta terça-feira (10). A Bambas da Orgia ficou com o segundo lugar, com 159,6 pontos, e a Imperatriz Dona Leopoldina, com 158,4 pontos, na terceira colocação. Os desfiles ocorreram nas noites dos dias 6, 7 e 8.
Foram avaliados oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia musical, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, e alegorias. A apresentação da escola ocorreu na madrugada do domingo (8), na segunda noite de desfiles no Porto Seco. A campeã entrou na avenida com o enredo Imperadores do Samba orgulhosamente apresenta: Um espetáculo entre os palcos da cidade.
Emocionada com a vitória, a presidente Luana Costa falou sobre sentimento de levar o 21º título:
— Felicidade, orgulho, sensação de tirar um peso nas costas que a gente tinha de trazer a Imperadores sempre em um alto patamar.
Luana é a primeira mulher a estar na presidência da Imperadores do Samba. E por ser mulher, ela garante que houve desafios.
— Muito mais cobrança, mas o sentimento é de orgulho e de honra, e que as próximas mulheres que venham administrar as escolas passem por menos situações difíceis que eu passei, por que somos capazes, o sexo não define nada e provamos isso.
A Imperadores do Samba usou seus carros alegóricos, adereços e fantasias para homenagear Porto Alegre passando por palcos da cidade, que são os espaços conhecidos dos porto-alegrenses. Um dos carros que abriu o desfile trouxe o Theatro São Pedro, com plateia e o músico Hique Gomez simulando uma apresentação. Além deste palco, passaram pelo sambódromo elementos que representaram a Feira do Livro, a Esquina Democrática, o Teatro Renascença, o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o Parque da Redenção, a Casa de Cultura Mario Quintana e, até mesmo, os palcos da bola, estádios Beira-Rio e Arena.
– Quem nos trouxe essa proposta foi o carnavalesco Sílvio Oliveira e nós abraçamos. Eu coloquei no papel e, ao longo de todos esses meses, o imperador foi se sentindo dentro dos palcos da cidade, porque é a nossa história, na Feira do Livro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Tivemos dificuldades, não compramos fantasias nem nada pronto. A gente fez tudo e produziu cultura – relata, emocionado, o desenvolvedor do enredo, Fábio Castilhos.
A pontuação final no Grupo Ouro
- 1ª Imperadores do Samba - 159,9
- 2ª Bambas da Orgia - 159,6
- 3ª Imperatriz Dona Leopoldina - 158,4
- 4ª Estado Maior da Restinga - 158,3
- 5ª Fidalgos e Aristocratas - 157,9
- 6ª Império do Sol (São Leopoldo) - 157,8
- 7ª Acadêmicos de Gravataí (Gravataí) - 157,7
- 8ª União da Vila do IAPI - 157,7
- 9º Império da Zona Norte (rebaixada) - 157,6
Séries Prata e Bronze
Nona colocada, a Império da Zona Norte foi rebaixada para o Grupo Prata. A Realeza venceu a série Prata, com 158,9, e assim ascende ao grupo Ouro para o desfile de 2023. Também acessa o grupo Ouro a Unidos de Vila Isabel (Viamão), com 158,8 pontos, que ficou em segundo lugar. Em terceiro, a União da Tinga, com 157,9 pontos.
As escolas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar do Grupo Bronze acessam o Grupo Prata em 2023. A campeã foi a escola Filhos de Maria. As demais classificadas foram Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo), Mocidade da Lomba do Pinheiro e Acadêmicos da Orgia, respectivamente. No próximo ano não existirá o grupo bronze. Fora dos grupos Prata e Ouro participarão escolas como convidadas e a tribo carnavalesca.