A vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patricia Pranke, publicou nesta quarta-feira (20) uma nota de esclarecimento à comunidade acadêmica sobre o cancelamento da parceria entre a instituição e a prefeitura de Porto Alegre para a revisão do Plano Diretor do município. Ela afirmou que foram enviados dois ofícios, também divulgados, apresentando as informações "que podem ter sido divulgadas de forma equivocada para a prefeitura". Patricia ressalta também que não houve falta de quórum em nenhuma reunião, como havia sido divulgado, nem atraso na tramitação do processo.
Na segunda-feira (18), o Executivo municipal divulgou que não queria mais fazer parceria com a instituição de ensino para o projeto de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. A decisão foi atribuída ao resultado da reunião realizada pela manhã pelo Conselho Universitário, que rejeitou a proposta de Interação Acadêmica e reenviou o processo à Faculdade de Arquitetura para avaliação de mérito. A demora na tramitação foi criticada pelo Executivo municipal.
A vice-reitora chegou a endereçar uma carta ao prefeito Sebastião Melo pedindo para que reconsiderasse a decisão. A resposta coube ao titular da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. Ele ponderou que "recentes acontecimentos e posicionamentos adotados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em nada alteram a estima e consideração nutridas em relação à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição que é referência mundial em ensino e que muito orgulha a nossa Capital". No entanto, reforçou a decisão da prefeitura de cancelar o acordo: "É melhor a todas as partes que estas sigam seus trabalhos de forma apartada".
Leia a nota da vice-reitora na íntegra:
" Prezados docentes e técnicos Administrativos da UFRGS
Em face de minha profunda preocupação em preservar o bom nome de nossa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, devido a notícias veiculadas na mídia externa de que problemas de prazos para a execução da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre poderiam ter sido causados pelos trâmites internos de órgãos deliberativos da Universidade, venho dar ciência à comunidade que, como Vice-Reitora, enviei os dois ofícios anexos, apresentando os fatos ocorridos, no sentido de harmonizar as informações, que podem ter sido divulgadas de forma equivocada à prefeitura.
À comunidade universitária cabe reiterar que não houve falta de quórum em nenhuma reunião, tendo os trabalhos do Conselho Universitário, na análise do referido IAP, transcorrido com muita celeridade, visto que, desde a entrada do projeto em reunião até a decisão do Conselho, transcorreu menos de um mês e meio, incluindo o pedido de vista e retorno para avaliação do CONSUN.
Reiteramos à prefeitura o interesse da Universidade em colaborar nesse importante projeto."