O temporal que atingiu Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (28) causa falta de energia em pelo menos seis bairros da cidade, segundo a concessionária CEEE Equatorial.
Segundo a empresa, há registro de falta de luz nos bairros Cristal, Santa Tereza, Menino Deus, Nonoai e Teresópolis, todos na Zona Sul, e Rubem Berta, na Zona Norte. Na área de concessão, também há clientes desabastecidos em Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana.
A queda de galhos e árvores em diferentes ruas da Capital são as principais falhas no abastecimento. Em pelo menos quatro pontos há bloqueio total de vias:
- Cruzamento das ruas Bernardino de Oliveira Paim e Bernardino Silveira Pastoriza, no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte
- Rua General Gomes Carneiro x Rua Coronel Neves, bairro Medianeira
- Rua Mariano de Matos, 50, perto da Rua José de Alencar, também no bairro Medianeira
- Avenida José Bonifácio, 496, no Farroupilha
Na José Bonifácio, no bairro Farroupilha, o bloqueio total ocorre nas proximidades da Rua Vieira de Castro, no sentido de quem vai da Avenida Osvaldo Aranha à João Pessoa. Uma árvore de grande porte caiu sobre a via. Na mesma região, uma das pistas da Rua Santana, ao lado do Colégio Militar, seguia com trânsito parcialmente interrompido em razão da queda de árvore.
A EPTC cita, ainda, pontos com bloqueios parciais. Um deles é na Rua Comendador Creidy com a Avenida João Wallig. Já na Travessa Miranda e Castro, um galho grande de uma árvore caiu na via, próximo à Rua Ramiro Barcelos, e está sobre as vagas de estacionamento. Um carro chegou a ser parcialmente atingido, mas sem nenhum dano significativo. Ainda há problemas na Rua Tenente Alpoin, 283, no encontro das ruas Dona Sofia e Silveiro, no Santa Tereza, além de Jataí com Itapitocai, no Cristal, na Zona Sul.
Também há registro de fios energizados na Rua Orlando Silva, no bairro Jardim Leopoldina, 236. A calçada está bloqueada para circulação de pedestres. Rua Nove com Rua Seis, no Bom Jesus, e Rua Seis, na Vila Fátima, também estão com bloqueios totais por causa de postes caídos e fios energizados
A CEEE Equatorial informa que trabalha para restabelecer a energia na Capital e em outras regiões. Clientes podem informar problemas pelo site da empresa, pelo telefone 0800 721 2333 ou por SMS, enviando a palavra "luz" e o código da unidade consumidora para o número 27307.
Na área atendida pela RGE, o número de unidades sem energia subiu para 53 mil no fim da manhã desta quinta. Eram cerca de 20 mil mais cedo. Além da Fronteira Oeste, principal afetada até o início do dia, há registro de desabastecimento generalizado em áreas das regiões central e vales do Rio Pardo e Taquari.