Ao menos 20 mil pontos seguem sem luz no Rio Grande do Sul, sendo a maioria na Fronteira Oeste. Desde a noite dessa quarta-feira (27) a chuva voltou a se intensificar na região, em cidades como Uruguaiana, Quaraí e Alegrete, aumentando o número de clientes afetados.
Entre a tarde e o início da noite, a quantidade de unidades consumidoras desabastecidas teve diminuição, passando de 26 mil para cerca de 10 mil. No entanto, segundo a RGE, um novo avanço da instabilidade fez com que mais 10 mil clientes ficassem sem energia elétrica durante a madrugada desta quinta-feira (28).
Em nota, a empresa afirmou que segue totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, embora não dê previsão para que a situação seja totalmente normalizada.
Já a CEEE Equatorial informa que opera dentro da normalidade, não havendo quantidades significativas de pontos sem luz na sua área de concessão.
As duas concessionárias alertam para as chances de novos temporais ainda nesta quarta e quinta-feira, o que pode voltar a elevar o número de pessoas desabastecidas. Uma frente de instabilidade que causou alagamentos, queda de árvores e destelhamentos na Argentina e no Uruguai, e já fez com que quase mil famílias deixassem suas casas em Quaraí e Alegrete segue avançando em direção ao Rio Grande do Sul.