Com o relaxamento das restrições de viagem impostas pela pandemia, houve um aumento na emissão de passaportes por parte da Polícia Federal, em Porto Alegre. No entanto, o atendimento ocorre dentro da normalidade, sem filas e com prazo inferior a quatro dias para o agendamento da confecção do documento.
Na manhã desta quarta-feira (6), no posto junto ao shopping Praia de Belas uma família de Gravataí, com viagem marcada para os Estados Unidos em junho de 2023, buscava os passaportes. Disseram que em três dias agendaram e em dez dias o documento estava pronto.
— Foi tudo muito rápido. Não tivemos problema nenhum — disse o diretor de ONG, Ricardo Poganski, 39 anos. Ele estava com a esposa Vanessa e os filhos de 13 e 6 anos de idade.
O movimento no posto da Polícia Federal era tranquilo e sem nenhum registro de fila. Quem estava com agendamento era atendido dentro do horário.
De acordo com a Polícia Federal, em fevereiro desse ano o posto da capital encaminhou 3.531 passaportes. Em março, foram 4.665, um acréscimo de de 32, 11%, mas ainda 47% menor que no ano de 2019, antes da pandemia, quando foram confeccionados 8.953 documentos. No Estado todo a situação é considerada dentro da normalidade. São 13 postos no interior e um em Porto Alegre, sendo a capital responsável por cerca de 60% dos serviços.
A taxa comum para confecção do passaporte está em R$ 257,25. Informações e agendamento podem ser feitas no site.
A família de Gravataí, no entanto, relatou que a espera pelo visto de visitante para os Estados Unidos é grande.
— O nosso está agendado para daqui 200 dias, mais de 6 meses — disse Vanessa.
No site do Consulado dos Estados Unidos é possível acompanhar o tempo de espera para adquirir o visto. Atualmente, em Porto Alegre, a espera é de 268 dias.
Em nota, o Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre admite que o tempo de espera é longo e pede que as famílias planejem as viagens para os Estados Unidos com antecedência. Ressalta também que, eventualmente, vagas adicionais podem ser abertas e os interessados devem verificar o site.
Confira as orientações
“Os agendamentos estão disponíveis e reconhecemos que os tempos de espera podem ser longos. Verifique frequentemente, pois vagas adicionais podem ser abertas sem aviso prévio. Se você encontrar uma data mais próxima, você poderá reagendar sua entrevista em nosso sistema online
Estamos trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos.
Planeje sua viagem com antecedência e solicite vistos para você e sua família o mais rápido possível. Sabemos que longos tempos de espera são frustrantes. Pode levar algum tempo para lidar com a demanda reprimida que aconteceu devido à pandemia de Covid-19. Por favor, seja paciente e verifique nosso site com frequência, pois estamos trabalhando duro para aumentar a disponibilidade de agendamentos.”