Entre a multidão que cruza diariamente a ponte sobre o Rio Gravataí para trabalhar ou estudar na Capital está o poeta Luis Posich, 35 anos, nascido no bairro Sarandi, mas que vive na vizinha Cachoeirinha. Pela obra Porto Alegre em Versos (Editora Xbooks), o artista que percorre o acesso da Avenida Assis Brasil, desdobra, em poemas, o Laçador, símbolo que figura em outro acesso da Zona Norte. O mapa de poesias atravessa ainda o IAPI de Elis Regina até o Iberê Camargo, passando pelo Bom Fim, Gasômetro, Redenção e a Esquina Democrática.
— A ideia é elevar a estima do povo. Dar um olhar poético para pontos turísticos, locais que a gente às vezes passa e não dá bola — explica o autor.
O livro reúne história e remonta ao imaginário de locais, símbolos e personalidades que desenvolvem ou participaram do crescimento da cidade. Fotos de viadutos, parques, monumentos, manifestações e de artistas de rua apresentam cada um dos textos.
— Temos problemas (na cidade) e sabemos que temos muito para melhorar, mas podemos olhar o que há de bonito, um olhar de paixão e de homenagem aos 250 anos — complementa, citando o aniversário do próximo dia 26.
Posich afirma que parte dos leitores está em outros Estados, e que sua obra gerou resultados: o desejo de visitar pontos mencionados na coletânea. O autor pesquisou a formação do RS, buscou informações em documentários e publicações variadas. Mais do que dados, expõe sentimento, como no verso Centro da Cidade.
São 25 poemas distribuídos por 70 páginas. Ao final, o leitor tem folhas pautadas e um convite: “escreva o que te inspira, escreva o que te motiva, transforme em palavras os sentimentos que a capital do Rio Grande do Sul gera no seu íntimo, na sua mente e no sei coração”.
O Centro é Coração da cidade As ruas e avenidas São artérias e veias Fazendo o Centro pulsar As pessoas circulam pelo centro Como Sangue pelo corpo Carros buzinando Vendedores gritando O coração da cidade Não pode parar de bater
LUIS POSICH
no verso "Centro da Cidade"
A aquisição do livro pode ser feita com o autor, pelo telefone (51) 99925-3877 (com WhatsApp), ou no Instagram @luisposich.
A publicação é vendida a R$ 20, valor que tem incentivo da Editora Xbooks, garante o criador e diretor da companhia, Guilherme Lopes.
— Muita gente passa por Porto Alegre e não conhece os pontos turístico. E vender a esse valor acessível é democratizar a leitura e ajudar o autor. Realizar o sonho do Luís, do Pedro, do João, da Maria — exemplifica.