Foi realizada nesta sexta-feira (4) a demolição da última casa que ainda estava no traçado de duplicação da Avenida Tronco, no bairro Medianeira, na zona sul de Porto Alegre. Agora, toda a extensão da via avançará nos trabalhos, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Após a limpeza do terreno, que tem previsão de conclusão ainda para esta sexta-feira, começam os serviços de terraplenagem no traçado da via em que estava a casa. De acordo com a Smoi, essa etapa faz parte da construção das camadas do futuro pavimento.
A secretaria informa que 70% do traçado de 6,5 quilômetros da avenida está pronto para o tráfego. Dividida em trechos, a intervenção atingiu 60% de execução no 1 e 2 e 80% no 3 e 4. Ainda de acordo com a Smoi, o processo de demolição ocorreu de forma rápida, mesmo considerando que a casa estava construída em terreno íngreme e de esquina.
A residência ficava na Avenida Silva Paes, esquina com a Rua Professor Clemente Pinto. Além do avanço das obras no trecho em si, a retirada da residência é considerada importante para que seja possível fazer a execução da futura rótula da Avenida Carlos Barbosa, que fará a gestão viária em confluências compostas pela Avenida Moab Caldas, Rua Bispo Laranjeira, Rua Mariano de Matos e Avenida Gastão Mazeron.
Conforme a prefeitura, até o momento, não serão realizados novos desvios no trânsito além daqueles que já estão em vigor na região. No entanto, uma análise deverá ser realizada em 60 dias.
A duplicação da Avenida Tronco é uma das obras da Copa de 2014. Em março de 2012, foi iniciada a retirada das famílias que residiam onde passaria o traçado da nova avenida. Agora, com essa etapa concluída, a previsão de entrega da duplicação é para dezembro deste ano.