A quarta-feira (30) começou com chuva forte em Porto Alegre, o que provocou transtornos em diferentes pontos da cidade desde o início da manhã. Ainda há registro de alagamentos e de sinaleiras fora de operação em vias da Capital.
Na Zona Norte, o Arroio Sarandi transbordou. Houve bloqueios em parte da Avenida Sarandi e de vias laterais, como a Zeferino Dias e a Itapuí — a liberação ocorreu por volta das 11h.
Pelo menos três carros ficaram em meio às ruas alagadas, mas sem ocupantes neles. Dentro do arroio, chamava a atenção a quantidade de lixo sendo levada pela água, que corria rapidamente.
Sinaleiras desligadas (às 10h30min):
CENTRO
- Rua da Conceição com Comendador Manoel Pereira
ZONA SUL
- Avenida Icaraí com Rua Butuí
Bloqueios parciais por queda de árvore:
- Estrada São Francisco, perto da Santo Dias da Silva, na Lomba do Pinheiro
- Avenida Ipiranga com Avenida Praia de Belas, sentido Centro-bairro
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura da Capital afirmou que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vem realizando limpezas periodicamente e já deu início ao processo de dragagem do Arroio Sarandi. Segundo o texto, até o momento foram 2 mil metros dragados, cerca de 1,8 mil pneus retirados e um quantitativo de 20 mil metros cúbicos de sedimentos removidos do local.
Alerta do Inmet no RS
Para esta quarta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestades, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h e queda de granizo em praticamente todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos no Estado.
Já na quinta-feira (31), uma massa de ar polar e seco avança sobre o interior do continente, as instabilidades perdem força e as precipitações param em algumas áreas. Então, não haverá condições de chuvas extremas para todo o Estado.
Já segundo a Climatempo, as temperaturas devem cair e há, inclusive, possibilidade de geada. Na Capital, os termômetros variam de 11°C a 19°C.