O Liquida Porto Alegre, semana onde o comércio da Capital é incentivada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA) a vender com descontos para alavancar a receita do mês de fevereiro, foi lançada nesta quinta-feira (17). A expectativa é de ser uma das maiores das 25 edições. A retomada ocorre depois de um intervalo de um ano sem acontecer por conta da pandemia de coronavírus. A iniciativa reunirá pelo menos 4,6 mil estabelecimentos em 85 bairros da cidade.
Desta sexta-feira (18) até o próximo sábado (26), quem for até as lojas que aderiram ao programa deve encontrar descontos de 15% a 70% nas mercadorias. O número de participantes é menor do que na última edição, em fevereiro de 2020, quando 5,1 mil lojas fizeram parte da 24ª edição. O patamar atual, da retomada em 2022, se equipara aos 4,5 mil lojistas que aderiram ao programa em 2019.
— Esperávamos ter menos lojistas aderindo, é claro, levando em conta a quantidade de locais que fecharam durante a pandemia. Porém, este número que vemos de inscritos, e que ainda vai crescer, é satisfatório — comentou o presidente da CDL, Irio Piva, em evento de lançamento na sede da entidade. — Quem resistiu está fortalecido com anticorpos e vai aproveitar essa grande oportunidade — complementou, fazendo uma comparação entre a crise econômica que atingiu o comércio e a proteção que organismos vacinados ganham contra os efeitos da covid-19.
Não há uma meta de vendas ou de empregos criados de maneira provisória ou permanente. A diretoria da Câmara aposta tanto na alta da receita geral quanto na consolidação dos empregos que já existem. O economista-chefe da CDL, Oscar Frank, explica que a política de preços e descontos praticada pelos lojistas para driblar a queda no poder aquisitivo do consumidor varia de acordo com o público e produto específico.
— São aspectos da venda que ficam a cargo de cada estabelecimento, e eles podem mudar até durante a semana do evento — detalhou o especialista.
A maioria das lojas participantes é comércio de rua - 71% das inscritas, seguida por 19% dentro de shoppings. O protagonismo das lojas físicas, no entanto, vem seguido da presença virtual do Liquida simultaneamente em 85% de todos os estabelecimentos cadastrados na edição 2022.
— Particularmente gosto do comércio de rua, mas, como todo o mundo, este comércio também está mudando e é preciso adaptar, pois não atrai tanta gente como antes. Vou comprar e incentivo todos a comprarem também — complementou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ao lado de Piva, no lançamento da campanha.