A prefeitura de Porto Alegre prevê terminar o cadastramento de famílias que receberão caixas d'água na zona leste da Capital na próxima quarta-feira (16). Já foram cadastradas 543 famílias, e 201 não tem o equipamento.
O Executivo municipal decretou situação de emergência em razão de problemas no abastecimento nos bairros Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio. O cadastramento das famílias que receberão o recurso para tentar driblar a falta d'água é a primeira medida do processo.
Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o problema da falta d'água, em princípio, está resolvido. O Dmae realizou operações no abastecimento na sexta-feira (11), e os moradores já estão recebendo água diretamente pelos canos. Esta semana será iniciada a instalação das caixas d’água nas casas.
Conforme o secretário, o cronograma de instalação vai depender da entrega dos reservatórios à prefeitura, prevista para ocorrer até sexta-feira (18):
— Nossa expectativa é instalar, se não a totalidade, a maioria conforme as caixas vão chegando.
Ainda conforme Machado, será realizada uma reunião na escola do Morro da Cruz com a comissão de moradores nesta terça-feira (15) para avaliar o processo (desde o cadastro e instalação, até melhorias no sistema e criação de um canal de diálogo).
O Executivo comprou 400 caixas d’água, que ainda não foram entregues. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) anunciou a doação de 50, que também ainda não chegaram.