O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) finalizou, na manhã deste sábado (19), uma das etapas de distribuição e instalação de caixas d’água em uma das comunidades que vivem nos cerros do município: o Morro da Cruz, zona leste da Capital. A medida visa amenizar o impacto para os moradores, que com frequência sofrem com o desabastecimento.
Dos 400 recipientes adquiridos pela prefeitura, 50 foram entregues a quem fará a colocação da caixa d’água por mão de obra própria e material de construção doado pelo executivo. Sete foram instaladas por servidores do município com apoio da população. A iniciativa teve as primeiras doações na sexta-feira (18), alcançando pouco mais da metade do contingente deste sábado.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, o cronograma segue na segunda-feira (21), a partir de uma reunião entre os gestores públicos e líderes comunitários. Das 599 famílias consultadas, 378 informaram interesse na obtenção dos equipamentos.
Como há situações distintas em cada imóvel, Garcia diz não ser possível prever quando os trabalhos serão finalizados.
— A previsão depende muito do desempenho. Tem casas que precisam de obras maiores, que estão em condições mais precárias. Isso leva mais tempo — explica.
O diretor comemora uma parceria recém finalizada com a Ceee Equatorial: a oferta de mais energia aumentou o desempenho das casas de bombas.
— Com mais energia, aumentamos já em um terço a capacidade de bombear água pra região — finaliza.
Os bairros atingidos pela falta d’água frequente são Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio. No total, 120 mil pessoas vivem nesses locais.