Na manhã desta terça-feira (18), moradores de Guaíba contabilizaram os estragos causados pela chuva e pelo vento forte que atingiram a cidade na tarde passada. A tempestade destruiu uma escola e uma igreja, bloqueou ruas e deixou pelo menos mil casas destalhadas, principalmente no bairro Santa Rita.
— Foi tudo muito rápido, fiquei sem telhas. Assustador. Nunca tinha visto nada parecido com isso. Nem minha família nem vizinhos se machucaram, mas foi um susto — conta Sandro Ribeiro, 50 anos, vizinho da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, a Ciep, onde o filho estuda e que ficou completamente destruída.
No início da noite de segunda, o município decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelo temporal e instituiu um comitê de crise para prestar atendimento à população.
Segundo o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, 90 postes de luz tombaram com a ventania, chegando a deixar mais de 15 mil residências sem energia elétrica. De acordo com ele, a prefeitura trabalha passando de casa em casa e entregando lonas para cobrir os telhados afetados.
A prefeitura de Guaíba disponibiliza um número de WhatsApp de plantão para quem tiver alguma necessidade devido ao temporal ou para aqueles que quiserem fazer doações: (51) 99631-9678.