O temporal que caiu sobre o Estado na tarde desta quarta-feira (26) provocou transtornos para moradores de diversas localidades, em especial na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, 18 bairros têm trechos sem energia elétrica e pelo menos 14 localidades estão sem água.
A falta de energia decorrente do temporal provocou, também, o desligamento de seis estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O problema vem sendo registrado desde as 18h. São quatro estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) e duas estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps).
Estão desligadas as Ebats Cascatinha, que abastece o bairro Medianeira; Padre Cacique, que abastece Camaquã, Cavalhada, Cristal, Menino deus, Tristeza, Vila Assunção; Santa Tereza I, que atende Menino Deus e Santa Tereza; e Caieira, que abastece os bairros Medianeira, Partenon, Santo Antônio e Coronel Aparício Borges.
As Ebaps desligadas por falta de energia são a Vila Farrapos (nº 8, na Rua Jaime Tolpolar, 350), que bombeia água da chuva da região da Vila Farrapos; e a Ebap 19 - Santa Terezinha, localizada na Rua Jacinto Gomes, no bairro Santana.
Conforme a CEEE Equatorial, a companhia tem 47 mil clientes sem energia, sendo 44 mil na Região Metropolitana. Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Guaíba, Alvorada, Viamão e Eldorado do Sul.
A concessionária informa que os bairros da Capital com mais trechos sem energia são: Monseratt, Bela Vista, Petrópolis, São José, Santa Tereza, Glória, Azenha, Cavalhada, Cristal, Partenon, Jardim Botânico, Praia de Belas, Santana, Rio Branco, Navegantes, São Geraldo, São João e Aparício Borges. Segundo a CEEE, os prazos para restabelecimento dependem da complexidade de cada situação encontrada.
Água pelos joelhos no Santana
Os moradores da Rua Jacinto Gomes, no bairro Santana, ficaram com água pelos joelhos após a chuva desta tarde. O analista de testes Rodrigo Bock, 38 anos, percebeu que o sinal de internet havia caído e foi surpreendido quando tentou sair de casa.
— A água está batendo nos meus joelhos. Não tem como sair do prédio sem entrar na água. Conversei com os moradores da rua e todos estavam comentando que não devem ter acionado a casa de bombas. Os moradores mais velhos comentam que antigamente alagava sempre, mas para controlar isso fizeram esse sistema. Das outras vezes que isso aconteceu levou horas para a água baixar — comenta.
Como contatar a CEEE Equatorial
- Site: www.ceee.equatorialenergia.com.br
- Telefone: 0800 721 2333
- SMS: para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra luz e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).