Vizinhos do bairro Jardim Botânico, na zona leste de Porto Alegre, se mobilizam para ajudar dois cachorros que estão abandonados em uma casa da Rua La Plata. Há cerca de três semanas, os cães — de raça indefinida e cor caramelo — começaram a chamar a atenção dos moradores do prédio ao lado por latirem ininterruptamente ao longo dos dias.
Ao conversar com vizinhos, a assistente administrativa Rosana Oliveira descobriu que a dona da casa havia morrido dois meses antes. Algumas pessoas relataram ter visto um senhor entrar na residência para molhar as plantas, mas, desde a semana do Natal, ninguém é visto no local.
— De uns dias pra cá, não vimos mais ninguém. Os cães começaram a latir sem parar, vimos que eles estavam quase desnutridos — conta Rosana.
Foi quando ela e o marido tomaram a iniciativa de fornecer água e ração através do terraço do prédio, de dois andares, a cerca de 20 metros do chão. Para isso, o casal amarrou potes de plástico em fios de nylon, fazendo o alimento chegar até os animais.
— Já estamos há quase uma semana alimentando os cães. Eles já pararam de latir. Mas, pra nós, não está sendo fácil. Temos que subir pelas grades até a parte de cima do muro, é toda uma operação.
Após diversas tentativas de encontrar os parentes da antiga dona de casa, Rosana decidiu registrar um boletim de ocorrência por meio dos canais digitais da Polícia Civil. No entanto, os agentes não fazem resgates sem que haja outro local para deixar os animais. Por isso, Rosana decidiu mobilizar as pessoas nas redes sociais para que encontrem alguém disposto a ficar com os cachorros.
Paralelo a isso, a vizinhança procurou o Gabinete da Causa Animal da prefeitura de Porto Alegre. Quando acionados, os servidores fazem o resgate e levam ao canil municipal. Mas o município alega que não pode entrar em áreas privadas sem autorização da polícia.
— Assim como a polícia não pode resgatar sem um local para levar, nós não podemos entrar em espaços privados sem a presença dos policiais. Por isso, fazemos sempre ações integradas — afirma Catiane Mainardi, Secretária Municipal do Gabinete da Causa Animal.
A 8ª Delegacia de Polícia, que atende a área do Jardim Botânico, afirmou que os boletins de ocorrência levam até 24 horas para serem registrados. Antes disso, não é possível realizar diligências.
— Esperamos que ainda amanhã (quinta-feira) seja possível ir até o local — conclui a secretária.
Para demonstrar interesse em adotar os cães é necessário ligar ou enviar mensagens para o número (51) 99287-1014. O canil de Porto Alegre fica na Unidade de Saúde Animal Victória, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Viamão.
Como denunciar:
Prefeitura de Porto Alegre: Para fazer denúncias em razão de excesso de animais, falta de higiene, maus-tratos, contra estabelecimentos comerciais e animais bravos em área privada é possível utilizar o canal da prefeitura de Porto Alegre através do telefone 156
Polícia Civil: A Polícia Civil do Rio Grande do Sul possui um canal de denúncias pelo número: (51) 984440606