Bem se diz que o Papai Noel consegue chegar a todos os lugares no Natal. O bom velhinho visitou os animais do Gramadozoo. Em atividade ocupacional temática, o tratador Tallys Mateus Eckert Müller trocou o uniforme verde do zoo pelas roupas vermelho e branca e distribuiu pacotes nos recintos da bicharada. Nas ilhas das fêmeas de macaco-aranha, o Papai Noel chegou de barco e foi recebido com certa desconfiança. Sem fazer cerimônias, as macacas abriram os pacotes de presente com banana, cenoura, pepino, ração e folhas verdes.
Quem também não demorou para atacar os embrulhos, foram as onças-pintadas. Após a saída do Papai Noel, os felinos foram soltos no recinto e devoraram os presentes que estavam recheados de carne. O casal de pumas foi mais delicado. Os dois cheiraram e tentaram esconder as embalagens. Já a fêmea de lobo-guará, interagiu bastante com a caixa de presente, que também estava recheada com carne.
— É uma atividade de enriquecimento com a temática do Natal, para ilustrar essa época do ano. Mas tem o objetivo de fazer com que os animais exibam seu comportamento natural e dificultar um pouquinho mais a apreensão do alimento. Isso tudo vai estimular a cognição deles, o comportamento de busca do alimento, que gera um bem-estar para eles. Quanto mais tempo os animais passam envolvidos com os presentes, tentando abrir as embalagens para pegar os petiscos, mais a atividade atinge o seu objetivo de evitar o estresse em cativeiro — explicou em nota, o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo.
Conforme Poulton, o programa de atividades ocupacionais é desenvolvido ao longo do ano com temáticas lúdicas. São feitas edições na Páscoa, por exemplo, e outras datas comemorativas.
O Gramadozoo não abrirá no sábado, 25, e retoma as atividades normais no domingo, 26, das 10h às 16h. O parque fica no Km-35 da ERS-115, em Gramado, na Serra Gaúcha.