A prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quinta-feira (2) que realizará o pagamento integral do 13° salário dos servidores ativos e inativos de forma antecipada. O valor será depositado na conta dos trabalhadores no dia 13 de dezembro.
Conforme o prefeito Sebastião Melo, o pagamento da folha, orçada em R$ 205 milhões, já poderia ser realizado, mas não ocorre em função de questões burocráticas. São 31 mil servidores, entre ativos e inativos, que receberão o pagamento.
— Quitar o 13º ainda na primeira quinzena é um reconhecimento aos servidores públicos e também uma forma de estimular a movimentação econômica. Só foi possível, pois tivemos responsabilidade e construímos estratégias facilitar a regularização das tarifas dos contribuintes — avaliou Melo.
Ainda segundo o município, outras ações contribuíram para a antecipação do pagamento, como a redução do ISS dos setores de alta tecnologia, inovação e eventos e cancelou os aumentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) previstos para os próximos quatro anos.
Em 2017 e 2018, houve atraso no pagamento de salários do funcionalismo municipal durante o segundo semestre, além de pagamento parcelado do 13º (em 10 vezes). Já em 2019, o 13º foi quitado em parcela única no primeiro trimestre de 2020 junto de uma indenização por atraso.