A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promoverá a segunda oficina de observação de aves nesta quarta-feira (24). Ela ocorrerá às 10h no Parque da Redenção e tem vagas limitadas.
Conduzida pela Equipe de Fauna Silvestre, em parceria com a Equipe de Educação Ambiental da Smamus, a atividade aproxima o público das aves que habitam os grandes centros urbanos e se refugiam nas áreas verdes da cidade.
Durante o primeiro encontro, no Parcão, no dia 10, foi possível avistar 16 espécies, algumas com filhotes.
— A arborização urbana serve como corredor para as espécies se deslocarem de uma região para outra. Esse parque tem água, material para construir ninho e alimento, aqui é um ótimo local para elas se reproduzirem — afirma a chefe da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro.
No início da atividade no Parcão , foi entregue um checklist com as 29 espécies possíveis de serem avistadas no local e alguns tópicos posteriormente abordados pela guia da oficina, a acadêmica de biologia da Unisinos e observadora de aves Geane Peres, como o dimorfismo sexual, vocalização e o hábito alimentar da ave.
Entre as muitas curiosidades e observações, um alerta importante: o declínio de cardeais que, por conta da vocalização melodiosa, sofrem com o tráfico ilegal. Além da observação das espécies, a atividade também serve para conscientizar a população sobre os cuidados com os animais habitantes das áreas verdes da cidade.
O evento é gratuito, mas é necessário se inscrever ainda nesta terça-feira (23) pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br.