Com problemas detectados em inspeções de rotina, sete pontes da Avenida Ipiranga — uma das vias de maior fluxo da Capital — serão recuperadas pela prefeitura de Porto Alegre. A administração lançou edital para contratar a execução de inspeções especiais e de projetos de recuperação das estruturas, onde técnicos do município identificaram “um quadro patológico de deterioração acentuado e em estágio progressivo”.
Apesar do alerta, registrado no termo de referência do edital para justificar os serviços, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, garante que não há risco à população e diz que a iniciativa tem caráter preventivo.
— Não há risco de queda de nenhuma das pontes. Desde que assumimos, elegemos as inspeções de rotina como prioridade. Nosso quadro técnico, que é de excelente qualidade, vem fazendo esse controle e acompanhando a situação de perto. As recuperações de pontes sempre foram uma demanda reprimida da cidade, que precisamos resolver. Além dessas sete, há muitas outras. Vamos seguir com o trabalho — diz Mendes Ribeiro.
As estruturas elencadas no edital ficam em esquinas de grande movimento da cidade, como no encontro da Ipiranga com as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas e junto às ruas Santana e Ramiro Barcelos (veja os detalhes abaixo).
Um olhar atento revela fissuras, manchas de infiltração, árvores crescendo em meio ao concreto deteriorado, pedras soltas, buracos e impactos decorrentes da presença de pessoas em situação de rua nos locais — que muitas vezes fazem fogo junto às paredes para preparar comida ou se aquecer em noites frias.
De acordo com o termo de referência assinado por dois engenheiros da secretaria, a formulação de diagnóstico aprofundado para cada caso é essencial, com a identificação das causas e origens dos problemas e a previsão de evolução das patologias. Segundo o texto, “todos os elementos que compõem as pontes deverão ser obrigatoriamente inspecionados, e as anomalias e falhas de manutenção deverão ser identificadas, fotografadas e mapeadas”.
A intenção é de que a empresa contratada faça o detalhamento, inclusive usando ultrassom (espécie de exame de imagem do concreto), e, a partir daí, apresente os projetos para as melhorias, com o orçamento previsto.
O prazo de conclusão dessa fase inicial, orçada em R$ 309,3 mil, será de 150 dias, a contar da data de assinatura da ordem de início. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para o início de dezembro. Somente depois da conclusão dos projetos, o que deve ocorrer em meados de 2022, será possível licitar as obras em si.
Sobre outras pontes com problemas visíveis na Ipiranga e que não estão na lista do edital, Mendes Ribeiro afirma que estão recebendo acompanhamento e que, aos poucos, também serão alvo de reparos.
— Não pudemos incluir tudo em um só edital por questões legais, mas estamos atentos e vamos levar isso adiante. É uma prioridade — afirma o secretário.
As pontes contempladas no edital
O edital lista sete pontes com problemas na Avenida Ipiranga, que passarão por inspeções especiais e serão alvo de projetos de recuperação estrutural. Confira onde ficam e quais são as dimensões de cada uma
1) Ipiranga com Borges de Medeiros
- Extensão: 32m60cm
- Largura: 31 metros
- Altura: 2m35cm
2) Ipiranga com Praia de Belas
- Extensão: 27 metros
- Largura: 22 metros
- Altura: 2m35cm
3) Ipiranga com Santana
- Extensão: 29m90cm
- Largura: 32m15cm
- Altura: 2m35cm
4) Ipiranga com Ramiro Barcelos
- Extensão: 26m60cm
- Largura: 28 metros
- Altura: 2m35cm
5) Ipiranga com Vicente da Fontoura
- Extensão: 28m10cm
- Largura: 14m60cm
- Altura: 2m35cm
6) Ipiranga com Euclides da Cunha
- Extensão: 24m60cm
- Largura: 13m77cm
- Altura: 2m35cm
7) Ipiranga com Barão do Amazonas
- Extensão: 26m30cm
- Largura: 18 metros
- Altura: 2m35cm