![Encop Engenharia / Divulgação Encop Engenharia / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/9/6/1/4/2_cc5b3aac5514bc5/241695_d5aef1e6995cb73.jpg?w=700)
A prefeitura de Porto Alegre decidiu rever sua estratégia sobre as obras de recuperação de ruas do Centro Histórico. A mudança ocorre após uma tentativa frustrada de contratar a empresa responsável pela revitalização.
Na primeira tentativa, um grupo de interessados apresentou proposta. Porém, ele foi desclassificado porque uma das empresas estava impedida de participar de disputas públicas.
Um novo edital foi publicado pela prefeitura. E duas alterações foram feitas. A obra ganhou mais tempo para ser executada e também foi reajustada em R$ 1,12 milhão.
Na primeira versão, a revitalização seria realizada em 12 meses ao custo de R$ 12,55 milhões. Agora, o prazo foi ampliado para um ano e meio e o investimento será de até 13,67 milhões. Os recursos virão de financiamento da Cooperação Andina de Fomento (Caf).
- - Atualizamos o orçamento e aumentamos o prazo de execução com o objetivo de ampliarmos a disputa, tornando o processo mais competitivo. O período em que vivemos apresenta variação inflacionária, e dessa forma conseguiremos oferecer serviços com os preços bem próximos aos praticados pelo mercado. O acréscimo de seis meses na licitação também reflete diretamente na composição final. Esse projeto é considerado prioridade para a gestão e temos urgência em iniciá-lo o mais rápido possível - destaca o titular da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), André Barbosa.
As novas propostas serão recebidas em 16 de dezembro. Os participantes apresentarão, cada um, dois envelopes. Um deles conterá a documentação de habilitação. O segundo apresentará o valor sugerido pelas empresas para a execução das obras.
Obras no centro
A revitalização envolve o calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai, além da urbanização do chamado Quadrilátero Central — que envolve vias como Marechal Floriano Peixoto, Doutor Flores, Vigário José Inácio, Otávio Rocha, General Vitorino, Voluntários da Pátria e Borges de Medeiros. As melhorias são aguardadas ao menos desde 2015.
O que irá mudar na região
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a ampliação de calçadas — permitindo maior circulação de pedestres —, assim como qualificação de travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral. A implantação de novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento também serão feitas.
Revitalização:
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara e a Rua Marechal Floriano Peixoto: reforma completa do calçadão de pedestres.
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro: reforma completa do calçadão de pedestres.
Urbanização:
- Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios.
- Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
- Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres.
- Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Otávio Rocha: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Sete de Setembro: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.