A prefeitura de Porto Alegre entregou na terça-feira (26) o termo de adoção das quadras esportivas do trecho 3 da orla do Guaíba ao Hospital Mãe de Deus, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC). A parceria garantirá a manutenção do espaço sem custos ao município.
— O nosso governo tem a parceria no seu DNA. Só temos que agradecer por mais essa união de esforços com a mantenedora do Mãe de Deus, que é parceira da cidade, para mantermos o trecho 3 um espaço de alta qualidade para a convivência — disse o prefeito Sebastião Melo.
Como contrapartida, o hospital poderá usar o local para atividades institucionais temporárias, além de inserir a marca da instituição nas quadras. Também será instalado no espaço um contêiner para a realização de ações de prevenção à saúde.
— Planejamos realizar ações de promoção e prevenção à saúde como forma de aproximação com a comunidade e também de prestação de serviços à população — destaca o diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, Rafael Cremonese.
No trecho dedicado à prática de esportes, há 29 quadras: cinco são de futebol de grama sintética, duas poliesportivas, uma de futebol de areia, três de beach tênis, duas de tênis, 12 quadras de vôlei de areia e quatro infantis (sendo duas de concreto e duas de grama sintética).
Na última sexta-feira (22), antes mesmo de o trecho 3 ser inaugurado, as empresas Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre, e a Farah, de São Paulo, assinaram o termo que as tornou responsáveis pela megapista de skate que fica no mesmo complexo esportivo. Elas farão a manutenção da certificação da confederação brasileira desse esporte, necessária para que possa sediar competições oficiais.
As quadras ficam disponíveis das 8h às 21h, todos os dias semana. Podem ser utilizadas de forma gratuita, e o agendamento de horário é realizado por meio de um site elaborado pela prefeitura.