O sábado (11) é de filas junto à sede da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF), na zona leste de Porto Alegre. Desde as 8h30min, ocorre no local o Feirão de Empregos para a comunidade dos bairros Partenon e Aparício Borges. O evento vai até as 17h.
Foram disponibilizadas 1.175 vagas para porteiro, auxiliar de limpeza, construção civil e telemarketing, entre outras áreas. As empresas Unnisat Serviços, Alô Atendimento e Fiezza, Engenharia e Construções estão participando, e há também oportunidades pelo sistema geral de vagas do Sine.
Por volta das 11h, a fila atingia cerca de 170 metros, e tinha até duas horas de espera. 451 fichas já haviam sido distribuídas. A equipe técnica analisa o perfil dos candidatos e encaminhar para as entrevistas de emprego nas empresas participantes.
A ação é realizada na Avenida Veiga, 233, pelo Sine Municipal, em parceria com Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) e Abamf. Os interessados devem levar documento com foto e comprovante de residência.
— As duas edições realizadas comprovam o sucesso da ação no benefício às comunidades que podem ter dificuldade de deslocamento até o Centro Histórico — destaca o diretor do Sine Municipal, Adriano Weinmann.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está presente com atendimentos e orientações. No local, também ocorre doação de roupas e calçados adequados para entrevista de emprego arrecadados pelo Cabide Solidário do Sine. O grupo Mar e Mar Hotéis oferece café aos trabalhadores enquanto aguardam atendimento.
Imunização
Além do Feirão de Empregos, no mesmo local é possível receber os imunizantes contra a covid-19 - um dos dois pontos de vacinação que funcionam neste sábado na Capital. Pela manhã, havia poucas pessoas na Avenida Veiga para receber a vacina. No entanto, teve gente que perdeu até 40 minutos em fila paralela do Feirão devido à falta de orientação no local, principalmente para as pessoas que estavam por último.
Ana Paula Silva, 43 anos, chegou cedo para receber a segunda dose da Oxford/AstraZeneca na Avenida Veiga. Mas, como a fila já estava virando a esquina em rua perpendicular, a cerca de 170 metros, , apenas ficou no local esperando chegar a sua vez. Como já havia passado cerca de 40 minutos, resolveu perguntar e foi nesse momento que viu estar na fila errada. As duas são paralelas na mesma calçada, já que os postos para emprego e vacinação ficam um ao lado do outro, em trailers estacionados na via.
No hotel Blue Tree Towers Millenium, que fica na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Parque Marinha do Brasil - outro ponto de vacinação deste sábado -, houve grande fila no início da manhã para pessoas que procuravam a segunda dose, mas logo depois a situação se normalizou.
A Capital também iniciou a imunização de reforço, a terceira dose, mas somente para idosos que residem em dois asilos: o Padre Cacique, no Menino Deus, e a Spaan, no Nonoai. Além da cidade, outros oito municípios da Região Metropolitana estão realizando a vacinação neste fim de semana.
— Tinha que ter uma orientação, pelo menos no fim da fila, a gente também poderia ter perguntado, claro, mas lá no final não tem informação, não tem cartaz — disse Ana.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que providenciou esta orientação solicitada pelas pessoas e que avisou os atendentes para que avisem a todos que estão nas duas filas sobre o objetivo de cada uma delas. A vacinação na Avenida Veiga será até às 15h.
No hotel Millenium, o horário é até às 17h. Pela manhã, fila grande para segunda dose e poucas pessoas para a primeira. Mas por volta de 11h, a situação estava tranquila. A parcial das 10h indicava que 177 pessoas receberam a D2 e apenas 12 a D1. Conforme a Prefeitura, nestes dois locais só não tem segunda dose do laboratório da Pfizer. No domingo, a vacinação será na comunidade da vila Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro, onde estará a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde na Escola Municipal Portal Encantado, das 9h às 13h. Além da Capital, outras oito cidades da Região Metropolitana estão vacinando pessoas neste fim de semana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.