Um vazamento de água no asfalto causa transtornos no trânsito no bairro Cavalhada, na zona sul de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (22). O problema na Avenida Vicente Monteggia começou pouco antes das 5h e alaga ruas da região.
Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão no local. O tráfego é lento no trecho, e os motoristas devem ter atenção principalmente na Avenida Cavalhada — onde uma correnteza se forma até a Rua Santa Flora.
O trânsito foi bloqueado na Vicente Monteggia, entre as avenidas Fábio Araújo Santos e Cavalhada, no sentido bairro-Centro, para quem vai em direção ao bairro Teresópolis.
O Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae) chegou no local por volta das 7h e identificou que o problema ocorreu devido ao rompimento de uma adutora de 600 milímetros.
"A rede já foi identificada e, neste momento, as equipes estão realizando o fechamento da água no entorno para poder agir com segurança", disse o órgão.
Ainda segundo o Dmae, não há previsão para o término do conserto. Para a realização dos reparos, pode haver desabastecimento nos bairros Vila Nova, Cidade Jardim, Belém velho, Monte Cristo, Cavalhada e Nonoai.
"A estimativa é de que os trabalhos durem até a noite, e que a normalização do abastecimento vá ocorrendo ao longo da madrugada", projetou o Dmae.
O rompimento foi causado pela fadiga — termo técnico que significa a ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação — dos tubos de fibrocimento que compõem a rede, instalada na década de 1970.
Conforme o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, o local onde houve o rompimento da adutora é um final de rede. Ele explica que a pressão pode ter causado o incidente.
— O horário entre 3h e 5h é o de menor consumo no dia e de maior pressão na rede. Essa tubulação é antiga. Foi feita em 1975 — disse.