Cerca de 50 servidores da Carris fazem um protesto em frente à Câmara de Vereadores de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (8). Eles são contrários ao projeto de desestatização da companhia, que deve estar na pauta da sessão plenária do Legislativo. Não há bloqueios de trânsito na região.
O grupo esteve reunido desde cedo em frente à sede da Carris, na Rua Albion, na Zona Leste. Devido à chuva, os manifestantes desistiram de realizar uma caminhada e fretaram dois ônibus para ir até a Câmara.
— Hoje estamos em mais um dia em luta pelo veto do projeto de privatização da Carris. Vamos seguir aqui durante toda a tarde. Não estamos permitidos a entrar no plenário — informou o cobrador e delegado sindical Maximiliano da Rocha.
Os manifestantes utilizam apitos, tambores e buzinas. Além disso, cantam músicas com duras críticas ao prefeito Sebastião Melo. Faixas foram estendidas no gradil do pátio da Câmara e tendas montadas no gramado do lado de fora.
Há sete dias ocorreu a aprovação do projeto que prevê a retirada gradual dos cobradores dos ônibus de Porto Alegre. A sessão na semana passada foi marcada por uma confusão entre rodoviários e a Guarda Municipal.
Nesta quarta, os vereadores devem votar o projeto de desestatização da Carris. Apresentado em 21 de junho pela prefeitura, o texto pede autorização para que o Executivo possa se desfazer da empresa fundada em 1872.