Respondendo ao chamamento da prefeitura de Porto Alegre, três empresas (ou consórcios) se prontificaram a adotar pelos próximos três anos a pista de skate do Trecho 3 da Orla do Guaíba, cuja previsão de inauguração é para outubro.
As três propostas são das empresas Sports Marketing Esportivo, do Rio de Janeiro; Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre, em parceria com a Farah, de São Paulo; e Artistaria e Equipe G, ambas da capital gaúcha.
Conforme edital, se duas ou mais propostas cumprirem todas as exigências previstas para realizar a adoção, a prefeitura escolherá a que apresentar o melhor programa de inclusão social envolvendo a prática de skate.
Ao longo do tempo de adoção, a vencedora se compromete a garantir a preservação das características da pista e a manutenção da certificação da Confederação Brasileira de Skate, necessária para sediar competições oficiais. Em troca, a empresa poderá exibir sua marca na pista, listar as melhorias implementadas (em uma intervenção de no máximo 42 cm por 29,7 cm ) e exibir em publicações próprias o brasão do município com os dizeres "Uma empresa parceira de Porto Alegre". A adoção é suspensa dentro de um prazo de 90 dias caso o Trecho 3 da Orla do Guaíba seja concedido à iniciativa privada.
Porto Alegre está prestes a inaugurar a maior pista da América Latina em um momento em que o esporte cresce em popularidade. Além de estrear nos Jogos Olímpicos de 2020 (realizados em 2021), o esporte rendeu duas medalhas de prata para o Brasil. Na ocasião, a prefeitura aproveitou para parabenizar os atletas em suas redes sociais a fazer um convite para que Rayssa Leal venha conhecer Porto Alegre.
A pista tem 6.268 metros quadrados e apresenta os formatos para skate de street plaza, snake run, bowl, street e park. Conta ainda com obstáculos que simulam mobiliários urbanos da cidade. O investimento foi de R$ 2,4 milhões.
O Trecho 3 teve um investimento total de R$ 53,4 milhões. Compreendido no 1,6 quilômetro entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, conta com quadras esportivas, estruturas de apoio, ciclovia, três bares e estacionamento para 150 veículos. A estrutura tem 97% das obras concluídas e passará por eventos-testes antes de ser aberta à população.