Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, que coordena o Pacto Alegre, ficará responsável pelo gabinete de Inovação de Porto Alegre. A nomeação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (2), pelo prefeito Sebastião Melo, durante uma reunião que apresentou os sete novos projetos que a iniciativa pretende desenvolver na cidade.
O coordenador assume o cargo após a saída de Fernando Mattos, que pediu demissão, na metade de agosto, alegando dificuldades em atingir objetivos à frente da pasta. Em nota, a prefeitura afirma que a saída ocorreu por motivos pessoais. Embora chamado de gabinete, o órgão tem status de secretaria.
Formado em Engenharia Civil, Filho atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há mais de 20 anos. Ele também é diretor de Inovação da Sociedade de Engenharia do Estado (Sergs) e conselheiro no Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da Federação das Indústrias do RS (FIERGS). Filho também assumiu a coordenador do Pacto Alegre, iniciativa que busca articular representantes de universidades, empresas e sociedade civil pra estimular o empreendedorismo e a o desenvolvimento de projetos que tragam melhorias para a cidade.
Para assumir a nova função na prefeitura, ele deixará de atuar junto a UFRGS, mas seguirá a frente do Pacto. Entre as prioridades da nova gestão, o coordenador afirma que pretende seguir conectado com a população da cidade para construir melhorias na área da inovação.
— É dever nosso aprofundar ainda mais essas redes de conexão que temos, assegurando que a gente tenha uma gestão pública conectada e interagindo com a sociedade organizada, representada pelo Pacto Alegre. Nós queremos garantir essa sincronia entre o gabinete e o Pacto, para interagir de forma efetiva e poderosa, planejando juntos a cidade, que é o que fará diferença na vida das pessoas — diz Filho.