Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (22), a secretária municipal de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, abordou a gestão dos novos espaços da orla do Guaíba e o futuro da Usina do Gasômetro. O local deverá ser concedido à iniciativa privada assim que houver uma previsão de conclusão da obra de revitalização em andamento.
— Estamos preparando este edital e vamos lançar. Mas, claro, temos que esperar que a parte básica fique pelo menos concluída para que este concessionário venha a assumir o espaço — disse Ana, mas sem prometer uma data em relação ao Gasômetro. — Estamos nos preparando. Mas quando tivermos certeza de quando a obra fique pronta, lançaremos o edital — garante.
A secretária reconheceu que projetos que envolvem a Usina do Gasômetro têm sofrido com problemas, que vão desde o planejamento ao orçamento. Ana espera que tudo esteja resolvido nos próximos meses.
— No máximo em um ano, ao menos o mínimo. Para se fazer mais, precisaria de muito mais — diz, se referindo ao montante de recursos necessários para deixar o Gasômetro irretocável.
A titular da pasta de Parcerias Estratégicas também destacou que o município deverá lançar, em breve, até o final do mês, um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o trecho 2 da orla do Guaíba, mantendo a pretensão de uma marina pública no local situado entre os dois trechos revitalizados.
No trecho 3 da orla do Guaíba, Ana prevê que a inauguração da pista ocorra no dia 23 de outubro.
Iniciativas para reduzir custos ao município
Ao comentar a respeito da energia solar em Porto Alegre, a secretária Ana falou sobre a ideia de lançar uma PMI ainda neste ano para que empresas apresentem projetos para fornecer energia para ao município. Ela lembra que algumas cidades já fizeram isso e conseguiram reduzir gastos em até 30%.
Busca permanente por novos parceiros
A secretária abriu a entrevista detalhando a iniciativa do Primavera-se, que pretende, a partir desta quarta, incentivar o plantio de flores em espaços públicos e privados da cidade.
— O prefeito Sebastião Mello tem uma enorme preocupação com a zeladoria da cidade. Então tivemos a ideia de aproveitar a chegada da primavera para estimular as pessoas a plantarem flores. Porque flor é uma coisa que eleva a autoestima da cidade. A gente pediu patrocínios para CDL, Taurus Gestão e Comunicação e Floricultura Baumgarten, que nos doaram 7 mil mudas — comemora.
O primeiro plantio das flores ocorrerá nesta quarta-feira, na Praça Brigadeiro Sampaio, com crianças da ONG Renascer da Esperança.
Ana também disse que a sua pasta está disponível para responder a empresas e organizações que desejam ser parceiros da cidade, seja por meio do programa Primavera-se ou por outras iniciativas.
— Nós temos uma campanha, Seja Parceiro de Porto Alegre, e temos uma cartilha para responder a dúvidas do que fazer e o que se pode fazer. Esta cartilha está disponível em nosso site. Também tem um e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. Temos uma equipe determinada a responder a todas as dúvidas — convida a secretária.