A orla do Guaíba amanheceu tomada por lixo nesta segunda-feira (16), mais um vez. O cenário se repete quase que sem interrupção em um dos cartões-postais da cidade após fins de semana de tempo firme em Porto Alegre.
O local com mais sujeira nesta manhã eram as arquibancadas, espaço onde o público se intensifica aos sábados e domingos.
Por volta das 7h, a reportagem esteve no local e observou lixo espalhado por diversos pontos da Orla. Entre os itens, copos plásticos, guardanapos, embalagens, canudos e caixas de cigarro.
De acordo com o consórcio GAM3 Parks, que administra a área desde o último dia 2, foram recolhidos 10 metros cúbicos de lixo no final de semana. O trabalho nesta segunda teve início às 6h30min e foi encerrado às 7h44min. A empresa não informou a quantidade de lixo recolhida.
Segundo o consórcio, as equipes da empresa fazem a limpeza da Orla e funcionários da prefeitura ficam responsáveis pela avenida. Confira, abaixo, o que dizem GAM3 e o Executivo municipal.
Na sexta (13), GZH publicou uma reportagem mostrando possíveis soluções para o problema com lixo na Orla. Algumas das iniciativas são utilizadas em outras cidades.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirma que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) têm reforçado o efetivo aos sábados e domingos, com uma equipe de limpeza que atua até as 22h de domingo, além das fiscalizações e monitoramentos nas madrugadas. Assim, segundo a prefeitura, a área estava limpa no final da noite de domingo.
A secretaria aponta que há "lixeiras instaladas seguindo o projeto original do parque, e aos finais de semana mais outros 30 cestos coletores são instalados como apoio operacional".
"Infelizmente, a população não têm utilizado os equipamentos disponibilizados ao público e são recolhidas quase cinco toneladas de resíduos por final de semana, que ficam jogados no orla. Esses rejeitos são encaminhadas ao aterro sanitário em Minas do Leão. Além dos esforços do setor público, no entanto, é preciso que exista a colaboração dos visitantes para que a área seja conservada. É importante que cada cidadão assuma sua responsabilidade, não descartando resíduos irregularmente nos espaços públicos", finaliza a nota.
O que diz a GAM3 Parks
O consórcio afirmou que está reforçando a equipe de trabalho para manter a Orla limpa e que, no próximo fim de semana, as equipes começarão a limpeza mais cedo, às 6h. Nas próximas semanas, a empresa também começará a implementar campanhas de conscientização no espaço.
"No entanto, precisamos que a população seja consciente: descarte o lixo no local devido. São dezenas de lixeiras espalhadas pela Orla 1, mas habitualmente o lixo é descartado no chão. Além das lixeiras que fazem parte do mobiliário urbano, mas trinta contêineres estavam espalhados pela Orla 1. (...) É importante (...) que a população faça o uso consciente dos espaços públicos. Visualizamos muitas lixeiras vazias, mesmo com uma distribuição de maior quantidade para que estivessem mais próximas da população. O cuidado com os espaços públicos é um dever de todos e deixa nossa cidade mais bonita", diz a GAM3 em nota.