Ela chegou de surpresa e atrapalhou a vida de quem precisava viajar de avião e utilizar o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (27). Uma neblina forte atingiu a Capital por volta das 7h e provocou atraso tanto para chegadas quanto partidas. A situação só começou a melhorar perto das 10h.
Por volta das 8h20min, eram sete voos de saída e outros sete de chegada com atraso. Havia filas nos pontos de check-in, mas não muito grandes.
Dos sete voos de chegada atrasados, um foi alternado para outro aeroporto e outro, que vinha de Florianópolis, foi cancelado. Já entre os voos de saída, dois foram cancelados: da Azul com destino a Curitiba, às 7h50min, e outro também da Azul com destino a Campinas, às 9h15min.
No painel informativo era possível ver que voos previstos para sair de Porto Alegre às 8h20min foram transferidos para 11h. No caso do morador de Porto Alegre Ricardo da Silveira, 43 anos, ele deveria embarcar para Campinas às 8h40min, mas foi informado que só irá viajar as 10h.
— Vou esperar. Fazer o que? Vou lá para trabalhar. Devo ficar uns 20 dias.
Em relação às chegadas: aviões que deveriam pousar em Porto Alegre às 7h40min foram realocados para 10h20min. Esses atrasos geram um efeito cascata e acabam prejudicando os embarques.
O casal Samanta e Diogo Rodrigues Martins estava com os três filhos com idade entre 7 meses e seis anos. Prontos para usufruir do parque Beto Carreiro World, deveriam embarcar 9h15min no voo com escala em Navegantes (SC) e destino final em Campinas (SP). No entanto, foi cancelado.
— Agora estamos indo para a fila falar com a Azul para ver qual a situação — diz Diogo.
Uma fila acabou se formando e a empresa está avaliando cada caso. A ideia é colocar quem ia para Navegantes em um voo para Florianópolis e conseguir ônibus até Navegantes. Há previsão de que uma outra aeronave para Curitiba seja disponibilizada durante a tarde.
A orientação para os passageiros é contatar a companhia aérea para saber a situação do seu voo e remarcá-lo se for o caso.
A Fraport se pronunciou dizendo que as operações no aeroporto se normalizaram às 9h49min, porém ainda há atrasos. A concessionária prevê que a situação deve se normalizar ao longo do dia.