A pandemia do coronavírus dificultou ainda mais um problema que atinge a Ilha do Pavão, em Porto Alegre. Moradores convivem com a falta de água, chegando a passar mais de uma semana sem abastecimento. Pensando em amenizar a situação, um projeto da Associação Vitória, em parceria com outros apoiadores, está arrecadando doações para instalação de caixas de água.
A maioria dos moradores trabalha com reciclagem e pesca, mas a região também recebeu imigrantes haitianos e senegaleses que viviam em situação de rua. No começo do ano, uma campanha da Associação de Moradores em parceria com a ONG Misturaí e Translab Urb conseguiu recursos para garantir 11 mil litros de água para a comunidade. Agora, uma nova mobilização, chamada Vai Ter Água na Ilha, está buscando apoiadores para conseguir mais caixas de água. O objetivo é ajudar 860 pessoas, entre elas, 120 crianças e 75 adolescentes, que são acompanhados pela associação.
A vaquinha online permite doações a partir de R$ 10 e estabelece metas com valores que já consideram os custos necessários para viabilizar as instalações. Com R$ 10 mil, o projeto pode colocar 24 caixas de 250 litros cada, o que corresponde a 17 mil litros de água para a ilha. Apesar de a quantidade ser insuficiente para atender todas as famílias que necessitam , esta meta serve como um passo inicial.
Se for recebendo mais apoiadores, a campanha vai adicionando mais 12 caixas e, assim, contemplando mais moradores. Além do valor para a instalação, o projeto também incluiu nos pedidos os preços de materiais de construção e mão de obra.
Mais informações em https://apoia.se/ilhadopavaosemagua
Se quiser sugerir uma iniciativa, entre em contato pelo e-mail: kathlyn.moreira@rdgaucha.com.br
O quadro Vestindo a Camiseta divulga ações de solidariedade e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha.