O frio não deu trégua e se acentuou ainda mais nesta quarta-feira (28) em Porto Alegre. Pelo segundo dia, moradores de rua formaram filas e buscaram abrigo para passar a noite na estrutura montada no ginásio Gigantinho. Os portões foram abertos às 19h e os moradores passaram por uma triagem.
Eles receberam roupas e kits de higiene logo na entrada e uma janta será servida no local.
No primeiro dia da ação, 102 pessoas passaram a noite no local. Nos albergues e abrigos foram acolhidas 196 pessoas e outras 187 ocuparam as vagas das pousadas conveniadas. Nesta quarta, a prefeitura ampliou a oferta em 80 vagas nas igrejas da Capital.
Um espaço foi reservado a animais estimação, com ração e água para os cachorros. Alguns moradores que estavam com animais de pequeno porte preferiram deixar os bichinhos ao lado de suas camas.
Os cachorros receberam coleira antipulgas, vacinas, roupinhas e ração. Pessoas com cães grandes ou em alta quantidade serão encaminhadas para os abrigos que possuem canil.
As camas foram cedidas pelo Exército, kits de higiene são doações do Instituto Cultural Floresta (ICF) e toalhas e jogos de cama foram fornecidos por uma rede de hotéis. As refeições serão servidas por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital.