Cerca de 900 pessoas foram dispersadas em aglomerações nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa, em Porto Alegre, entre a noite de sexta-feira (16) e a madrugada deste sábado (17). Não houve incidentes e também não houve flagrantes de comerciantes descumprindo os protocolos sanitários.
As ações ocorreram em vários pontos da Capital, mas houve flagrantes apenas nestes dois bairros. Apesar de não estarem descumprindo as regras de distanciamento social dentro de bares, por exemplo, as centenas de pessoas estavam em frente a alguns locais ou em pontos de cinco vias públicas. As dispersões ocorreram nas seguintes ruas: Padre Chagas, no Moinhos de Vento, Fernando Machado, Sofia Veloso, Lima e Silva e República, nos trechos que compreendem o bairro Cidade Baixa.
O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, ressalta que o trabalho ocorre durante todos os dias, mas um efetivo maior é empregado aos finais de semana. Segundo Nascimento, entre sexta e sábado, devido à temperatura mais baixa, o número de pessoas concentradas nos mesmos pontos foi menor. Ele ainda destaca o fato de que proprietários de estabelecimentos comerciais têm, cada vez mais, seguido as regras do protocolo de segurança sanitária.
Além de guardas municipais, as ações integradas contam com agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e policiais militares.