A prefeitura de Porto Alegre confirmou na noite desta sexta-feira (18) que a segunda colocada no processo seletivo para contratação emergencial de coleta de lixo foi homologada vencedora. A Litucera Engenharia e Limpeza Ltda. fará o recolhimento de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e públicos) na Capital. Oito empresas apresentaram propostas, que foram classificadas do menor para o maior valor global oferecido.
A assinatura com a empresa está prevista para ocorrer neste sábado (19), às 13h, no Paço Municipal. A Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio analisou a documentação e confirmou o cumprimento de todos os requisitos previstos no edital. O valor do contrato é de R$ 25.038.934,02.
A contratação emergencial foi necessária devido à suspensão cautelar do contrato que o município mantinha com a B.A. Ambiente após paralisação dos trabalhadores em virtude de descumprimentos da legislação trabalhista. Até que a nova empresa se mobilize para iniciar o serviço, a coleta segue sendo feita pela WK Innovatis Soluções em Serviços Ltda., cuja atuação foi requisitada pelo Decreto 21.070/202.
Segundo a prefeitura, em razão do não atendimento da qualificação técnica exigida no edital, a primeira colocada, a Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental, foi declarada inabilitada.