A prefeitura de Porto Alegre segue estudando o projeto que irá pedir a revogação de aumentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aprovados na gestão de Nelson Marchezan. Conforme o prefeito Sebastião Melo, o texto da proposta está em fase final e deve ser encaminhado à Câmara até o próximo dia 15.
— Eu assumi compromissos e vou resgatar um por um. Estaremos mandando antes do dia 15 de julho o cancelamento, a suspensão, dos quatro aumentos do IPTU — garantiu, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade na manhã desta quarta-feira (30).
O assunto já era discutido por Melo desde a eleição. Nos debates, o então candidato falava em cancelar todos os acréscimos a partir de 2022, do IPTU residencial e do não residencial.
Na entrevista desta quarta-feira, o prefeito disse esperar que os vereadores aprovem o projeto:
— Eu tenho absoluta certeza de que a Câmara vai aprovar. Os carnês (do IPTU) serão lançados somente no final de novembro. Espero que a Câmara possa aprovar em julho ou agosto, e está resolvido.
A proposta aprovada em abril de 2019 corrigia a planta de valores da cidade e limitava o aumento do valor do IPTU a 30% para 2020 e, depois disso, a no máximo 20% ao ano até 2025.