Em fase final de obras, o novo reservatório da zona sul de Porto Alegre deve começar a operar já na primeira semana de julho. Com capacidade de 2,5 mil metros cúbicos, ele deve melhorar a distribuição de água para 9 mil moradores dos bairros Campo Novo, Hípica, Ipanema e Aberta dos Morros, diretamente, e outros 62 mil do entorno.
A ampliação será de 50% da reserva de água da região, que sofre com baixa pressão no verão e em momentos de alto consumo. Na manhã desta quinta-feira (17), o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, acompanhou as etapas finais das obras no reservatório, localizado Estrada Cristiano Kraemer. Elas permitirão a entrada de água para lavagem do equipamento e para colocar o reservatório em teste de carga.
— Atualmente, quando há alto consumo ou necessidade de parar o bombeamento por falta de luz, por exemplo, o sistema demora cerca de 10 a 12 horas para recuperar, deixando boa parte dos moradores desabastecidos. Com o reservatório de grande capacidade, poderemos ampliar a oferta e estabilizar o abastecimento — explica Garcia.
Conforme o diretor, com a construção deste equipamento será possível, ainda, desativar cinco bombeamentos, o que reduzirá o gasto com energia elétrica e a instabilidade na pressão. O investimento é na ordem de R$ 3,2 milhões em recursos próprios do Dmae.