As escolas municipais de Ensino Fundamento Anísio Teixeira e Gilberto Jorge foram orientadas pela prefeitura de Porto Alegre a suspenderem as atividades presenciais. As duas instituições tiveram registro de casos positivos para covid-19 na equipe de direção, o que impossibilidade substituição imediata dos funcionários.
Desde o começo do mês, a prefeitura faz a testagem para covid-19 em professores da rede municipal de educação. Os casos positivados estão sendo acompanhados e monitorados pela Central Escolas da SMS e, caso necessário, há intervenção junto às equipes diretivas.
Dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) revelados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) apontam que desde 3 de maio, 21 casos positivos para covid-19, entre professores da rede. Outras 72 testagens deram negativo e mais 53 estão aguardando resultado.
Os números consideram mais de 2 mil professores em trabalho presencial. Esses profissionais estão recebendo um tíquete de testagem RT-PCR, tipo de exame que detecta a presença do coronavírus mesmo em pessoas assintomáticas.
— O que deveremos alinhar melhor junto à Smed é que há profissionais que não realizam o teste assim que recebem o voucher, como é o indicado, mas guardam para quando tiverem sintomas. Também deveremos aperfeiçoar a forma como se geram esses tíquetes, hoje se demora cerca de cinco minutos para preencher os dados e autorizar cada um. Queremos automatizar esse processo — disse a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.