Um ônibus perdeu a porta na manhã desta terça-feira (18) na zona sul de Porto Alegre. O coletivo da linha 284.3 Belém Velho-Azenha, do consórcio VivaSul, fazia o sentido bairro-Centro. O motorista seguiu viagem apesar do incidente.
Conforme passageiros, o fato ocorreu às 7h30min na Avenida Cavalhada. Eles já haviam percebido que, desde o início da viagem, a porta fechava com muita força. Em uma arrancada do coletivo, a porta bateu com força e se desprendeu.
Uma das pessoas que estava no ônibus era o técnico em informática Vinicius Rosa Teixeira, 35 anos. Ele imaginou que os passageiros iriam descer e outro ônibus passaria.
– Eles colocaram a porta em um posto de combustíveis atrás do ponto do ônibus e seguiram viagem. Volta e meia essa linha tem veículos estragados.
Conforme Vinicius, muitos passageiros se assustaram com a porta quebrada. No entanto, ninguém se feriu.
O que diz a empresa
O veículo seguiu viagem, pegando e desembarcando passageiros até o terminal da Azenha. O consórcio VivaSul reconhece o problema e afirma que assim que o veículo chegou ao terminal foi substituído por outro. A empresa diz que os ônibus passam por manutenções diariamente e por vistorias frequentes por parte da EPTC, para assim, diminuir o risco de intercorrências durante as viagens.
O que diz a EPTC
"A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) entrou em contato com a empresa Viva Sul o veículo envolvido no incidente foi retirado de circulação e só voltará a circular após ser inspecionado e autorizado pela EPTC. A tripulação foi advertida pela setor de disciplina da empresa por ter seguido viagem sem a porta.
É importante que a população informe as ocorrências pelo número 118 do Atendimento ao Cidadão para colaborar com as ações de fiscalização."