Deve ser finalizada no próximo mês a reforma da esplanada em frente ao Auditório Araújo Vianna, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. Somando as melhorias do prédio entregues ainda em 2020, o investimento da Opinião Produtora chega a R$ 1,5 milhão. A empresa ganhou a licitação para gerir o espaço por 10 anos.
A obra na parte externa do auditório havia sido suspensa em razão da pandemia, mas foi retomada em janeiro deste ano. O plano é que a esplanada revitalizada se torne um espaço público mais seguro e agradável, podendo receber eventos culturais ao ar livre.
— Tem projetos futuros para tornar o espaço mais democrático, com apresentações de músicos de rua, por exemplo. A intenção é trazer mais cultura para o parque — diz Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora.
A reforma inclui a troca de ladrilhos na esplanada de acesso ao auditório, execução de passeio frontal e do acesso ao pátio de serviço, substituindo a estrada de chão batido. Operários também trabalham na impermeabilização dos espelhos d’água, que nos próximos dias devem ganhar bombas para a circulação da água.
No ano passado, já haviam sido entregues as melhorias no prédio do auditório, incluindo serviços de pintura, recuperação de rebocos, lavagem da lona e impermeabilização do anel superior.
A Opinião assumiu a administração do Auditório Araújo Vianna em novembro de 2019, após licitação. O contrato firmado pela prefeitura de Porto Alegre ainda dá à empresa o comando do Teatro Túlio Piva. Sobre as obras previstas para este espaço, a produtora afirma que elas serão retomadas quando o quadro da pandemia de covid-19 melhorar.