Três crianças morreram em um incêndio que atingiu uma casa no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (13). A residência ficava em uma rua pequena junto à Dona Teodora, próximo do Viaduto Leonel Brizola.
O fogo começou pouco antes das 5h e, em minutos, as chamas já estavam altas. A casa de madeira foi completamente destruída. O local é conhecido como um antigo depósito do Detran.
O casal Josemar Fagundes, 33 anos, e Aline Reis, 34, foi levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) pelo Samu. Eles estavam em estado grave, com queimaduras. O homem estava inconsciente.
Durante o incêndio, os adultos não conseguiram retirar da casa as três crianças. Por volta das 6h, os corpos de Cecília Reis Fagundes, um mês, Heitor Reis Fagundes, dois anos, e Lorenzo Gabriel Reis Fagundes, três anos, foram encontrados pelos bombeiros. Eles estavam em diferentes partes da residência.
– Como a casa foi totalmente destruída, não se sabe em que peça as crianças estavam. Somente a perícia poderá dizer - disse o tenente dos bombeiros Marcelo Rodrigues da Luz.
A perícia também vai indicar o que causou as chamas, que chegaram a atingir cinco metros de altura e chamuscaram a casa vizinha. Os adultos trabalhavam como recicladores e tinham muito papel e plástico na casa.
Os vizinhos foram acordados com os gritos e os barulhos.
– Eu ouvi as telhas estourando e a gritaria.
A tia das crianças, Jozilaine Dias Fagundes, 34 anos, foi acordada com um telefonema e foi até o local. Ela tinha esperança de encontrar as crianças com vida.
– Achei que elas poderiam ter se salvado. Alguém pudesse ter pego, mas não deu. Não sei o que vou fazer.
O local foi isolado à espera da perícia. A Polícia Civil também foi acionada e vai investigar o caso.