Um dos mais tradicionais bares de Porto Alegre, o Mulligan Irish Pub, da Rua Padre Chagas, encerrou as atividades nesta semana, após 17 anos de funcionamento. Conhecido pelas cervejas especiais, pela inconfundível boxty (panqueca irlandesa de batata) e pelo pioneirismo nos eventos de Saint Patrick's Day, o pub irlandês, que já enfrentava baixa no movimento em razão da migração do público do Moinhos de Vento para outros bairros, não suportou os efeitos da pandemia.
— Infelizmente, tudo na vida se encerra, e esse é mais um ciclo que chega ao fim. Tomamos essa decisão estratégica em razão do ponto, pois aquela quadra não vinha cooperando. Todo mundo saiu. E a pandemia, é claro, agravou a situação — afirma Diego Marcos Petry, gerente operacional do estabelecimento.
Com a redução drástica na clientela, o bar precisou demitir os 15 funcionários que, em tempos de casa cheia, atendiam até 220 pessoas.
Na pandemia, para se reinventar, o bar começou a vender cervejas e refeições por delivery – negócio que deve prosseguir mesmo com o fechamento das portas na Padre Chagas. Segundo Petry, os outros dois franqueados do Mulligan, localizados no shopping Viva Open Mall e em Canoas, irão continuar abertos.
Com uma carta oferecendo centenas de bebidas internacionais, o ponto do Moinhos de Vento ficou conhecido como um dos primeiros pubs irlandeses de Porto Alegre. O bar também foi um dos primeiros do Rio Grande do Sul a promover o Saint Patrick's Day – festa típica irlandesa que celebra São Patrício.
O evento de Porto Alegre chegou a ser considerado o segundo maior do Brasil pelo Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo, perdendo apenas para Belo Horizonte.
Nas redes sociais, a notícia do fechamento gerou comoção entre antigos frequentadores.
— Esse bar tinha uma alma que as pessoas se identificavam bastante. Foi um lugar importante em algum período da vida de todo mundo, dificilmente alguém não o conhecia. Vão ficar as boas lembranças — resume Petry.