Após oito meses de revitalização, a praça Júlio Andreatta, localizada no 4º Distrito, agora contará com academia ao ar livre, pracinha, cachorródromo e áreas de estar reformadas. A obra será entregue pela empresa Cyrela Goldsztein no dia 20 de abril e será inaugurada pelo prefeito Sebastião Melo e também pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm. A praça fica entre a Avenida Ceará e a Benjamin Constant, no bairro São Geraldo.
No total, a construtora investiu mais de R$ 2 milhões na região, através de um termo de compromisso com a prefeitura de Porto Alegre. As melhorias incluem, ainda, a revitalização da praça São Geraldo e benfeitorias nas escolas municipais de Educação Infantil Passarinho Dourado e Patinho Feio.
A incorporadora também finalizou as obras de melhorias da praça São Geraldo, localizada na mesma região, entre as avenidas Ceará e Paraná. Inaugurado em janeiro, o espaço tem pracinha e espaço lúdico infantil, quadra de futebol, área recreativa, quadra de beach tennis com cercamento, quadra poliesportiva e áreas de convivência.
Segundo a empresa responsável pela entrega da praça, a inspiração veio da arte de rua e do muralismo, tendo como principal referência as obras de arte instaladas em praças dos Estados Unidos, como no Parque Sara D. Roosevelt em Nova York.
De acordo com Daniel Dillenburg, arquiteto e paisagista responsável pelos projetos, as duas praças, que estão próximas, se complementam. A praça Júlio Andreatta é mais voltada ao lazer e ao convívio. Já a praça São Geraldo, pela extensão e pelo fato de abrigar a Escola São Geraldo em seu perímetro, tem vocação de complexo esportivo.
— Em comum entre elas está o fato de serem espaços completamente abandonados que ganharam nova identidade e passam a atrair a atenção dos moradores de todas as idades — salienta Dillenburg, que também assinou a revitalização dos playgrounds do Parque da Redenção no ano passado.
Os parques públicos do São Geraldo são vizinhos do Prime Wish, empreendimento da empresa lançado no início de 2020. No início do século 20, o 4º Distrito atraiu empresas e fábricas pela localização estratégica próxima a bairros como Moinhos de Vento e Higienópolis. Nos últimos dez anos, com a ida das indústrias a zonas periféricas da capital, a região se modificou.. Atualmente, é reconhecida pelo crescente desenvolvimento e por estar perto dos principais parques e bairros de Porto Alegre. As indústrias que antes ocupavam a área deram lugar a restaurantes, bares, espaços de lazer e centros culturais e tecnológicos.
*Colaborou Fernanda Polo