Em pleno outono, os gaúchos tiveram um dia tórrido de verão neste sábado (10), com temperatura superando os 30ºC na maior parte das regiões. Em Porto Alegre, com o sol a pino e uma brisa mormacenta, o termômetro de rua – medição não oficial – chegou a marcar 34ºC na orla do Guaíba, no início da tarde.
Antes da chuva que se prenuncia, com chance de temporal no Rio Grande do Sul, amantes do calorão saíram de casa para curtir o clima e se exercitar. O trecho próximo à Usina do Gasômetro, na Capital, recebeu pedestres, ciclistas e skatistas.
Mãe e filha, Jussara, 65 anos, e Nina Petek, 28 anos, alugaram bicicletas para pedalar na ciclovia e aproveitaram para saborear picolés. Jussara estava feliz.
— Tomei a primeira dose da vacina contra o coronavírus nesta semana. Já estou me sentindo mais segura — contou, sem deixar de lado os cuidados.
Perto dali, um grupo de paulistas desfrutava a paisagem à beira do Guaíba. A gerente de contas Magda Ferreira, 48 anos, havia pedalado 12 quilômetros ao lado de um casal de amigos que vive há três meses em Porto Alegre.
— Lá em São Paulo está tudo fechado por causa da covid, até o Parque Ibirapuera. Está sendo bom visitar os amigos e curtir esse visual aqui, ao ar livre. E esse calor está uma delícia — disse Magda, antes de se dirigir com os anfitriões ao 360 POA Gastrobar, restaurante panorâmico instalado sobre as águas.
Proprietário do estabelecimento, Edemir Simonetti também celebrava o tempo bom e a flexibilização às atividades econômicas anunciada pelo governador Eduardo Leite na última sexta-feira (9), que ampliou dias e horários de atendimento.
— Aos poucos, as pessoas estão voltando. Se tudo der certo, a vacina vai avançar e nós vamos sair dessa crise — destacou o empresário.