A escassez de recursos financeiros gerou atraso no pagamento dos salários dos funcionários do Hospital Porto Alegre. Ainda não foram pagas a folha salarial de março e parte da de fevereiro. Profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus são os mais atingidos pelo atraso nos pagamentos.
A maior parte da verba do Hospital Porto Alegre vem da Secretaria Municipal de Saúde, mas o repasse realizado periodicamente não tem sido suficiente para manter em dia a remuneração dos cerca 270 funcionários da instituição. Ainda não há previsão de regularização dos salários.
A administração do hospital, comandado pela Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM), também enfrenta dificuldades para realizar o pagamento das contas de água e luz. De acordo com o diretor da instituição, Jair Dacás, os principais recursos do hospital estão sendo destinados para a compra de medicamentos, materiais hospitalares e outros insumos necessários para dar suporte a alta demanda de atendimentos durante a pandemia.
— Estamos vivendo uma situação de guerra e tentando priorizar os recursos disponíveis para atendimento dos pacientes — explica o diretor.
Um grupo chamado “Amigos do Porto Alegre” foi criado com o objetivo de arrecadar doações para a instituição hospitalar manter e aprimorar o atendimento dos pacientes.
Atualmente, o Hospital Porto Alegre conta com 18 leitos de UTI; 32 leitos de internação clínica, 10 leitos de retaguarda para covid-19; 10 leitos de recuperação pós-cirúrgica e quatro leitos de estabilização da emergência.
Interessados em ajudar podem fazer doação de recursos:
Conta para depósito: Banco Unicred
Conta Corrente: 603834-4
Agência: 2710
CNPJ: 03397634/0001-18.