O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou, na manhã desta sexta-feira (23), que a Educação Infantil e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental na rede pública municipal voltam a receber alunos nas escolas até a próxima terça-feira (27). A reabertura dessas atividades presenciais de educação e ensino foi autorizada em meio a flexibilizações decretadas pelo governo do Estado, na madrugada desta sexta.
Em transmissão pela internet, Melo anunciou, inicialmente, o retorno das atividades nas creches comunitárias:
— As nossas creches comunitárias também vão voltar a funcionar. Hoje (sexta) à tarde, a prefeitura anuncia se vai ser segunda ou terça-feira, porque tem uma organização pública sobre essa questão. A secretária Janaína (Audino, da Educação) está tratando disso — disse Melo.
Pouco depois, incluiu no cronograma de retorno as escolas municipais:
— Vamos separar (ensino) privado e público. (Ensino) privado começa a funcionar na segunda-feira. Em relação ao (ensino) público, estamos tomando a decisão hoje (sexta) à tarde para saber se tem pernas para abrir na segunda ou na terça. O certo é que abrirão as creches e também o Ensino Fundamental (1o e 2o anos) — acrescentou Melo.
Decreto do governador Eduardo Leite permite que municípios em cogestão autorizem a volta de parte das aulas presenciais, mesmo para regiões que estão sob a bandeira preta no modelo de distanciamento controlado.