A Defesa Civil informou na tarde desta sexta-feira (9) que conseguiu controlar o incêndio no horto florestal, no bairro Santa Rita, em Guaíba, na Região Metropolitana. O fogo iniciou na segunda-feira (5) e, apesar das chamas terem sido apagadas, equipes seguirão monitorando o local, que pertence ao governo do Estado, devido à fumaça e para evitar novos focos de chamas.
O coordenador da Defesa Civil do município, Ezequiel Rocha, destacou que foi um trabalho em conjunto entre a instituição e o Corpo de Bombeiros. Segundo ele, um grupo irá acompanhar a situação porque a previsão é de tempo seco e sem chuva até sábado (10) e também porque não se descarta incêndio criminoso.
— Além de uma ação criminosa, pode ter ocorrido algum descuido por parte de pessoas que vão ao local para fazer fotos e até mesmo usar drogas — explicou Rocha.
A polícia foi acionada para apurar esta possibilidade. Rocha descartou qualquer risco para as residências próximas ao horto florestal em relação ao fogo, mas alerta para a grande quantidade de fumaça, principalmente porque ainda há muitos galhos e folhas de pinheiros queimados no chão.
Até quarta-feira (7) havia até seis focos de incêndio. O número diminuiu após uso de retroescavadeira para abrir espaço em meio às árvores e garantir o acesso de um veículo dos bombeiros com água.