Equipes da Defesa Civil de Guaíba e do Corpo de Bombeiros estão desde a noite de segunda-feira (5) combatendo um incêndio no bairro Santa Rita, em região onde há uma área do Estado com um horto florestal. Na manhã desta quarta (7), ainda há focos espalhados pelo local — que tem várias árvores, principalmente pinheiros, e muitos galhos no chão que facilitam a propagação das chamas.
A preocupação maior é evitar que o fogo atinja residências. Além disso, há o registro de grande quantidade de fumaça.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Ezequiel Rocha, já houve até seis focos de incêndio, mas nesta manhã são apenas dois. Ele diz que as equipes estão trabalhando na contenção das chamadas, com seis bombeiros militares e quatro agentes da Defesa Civil.
Desde segunda-feira está ocorrendo um revezamento das equipes. Rocha destaca que a prioridade foi apagar o fogo perto de residências, mas a preocupação agora é com a fumaça que está muito alta e indo em direção às casas, podendo ser um problema para pessoas com dificuldades respiratórias.
— Nossa atenção está voltada para combater o fogo, já que temos dificuldade de entrar com um caminhão com água devido à quantidade de árvores muito próximas uma das outras. Então (estamos)só com equipes no meio da mata mesmo. Também fica muita brasa e as folhas e galhos de pinheiros no chão são grandes propagadores das chamas. Sobre as casas, além da fumaça, há o risco de alguma árvore próxima cair — explica Rocha.
O caso foi comunicado à polícia e não se descarta incêndio criminoso pelo fato de os focos terem ocorrido em vários pontos diferentes ao mesmo tempo. Rocha diz que muitas pessoas vão até o horto florestal para tirar fotos, mas também para consumir drogas. Segundo ele, se foi mesmo uma ação criminosa, pode ter ocorrido um ato de vandalismo. Já os Bombeiros, informaram que pode ter ocorrido algum descuido, principalmente em relação a cigarros e cacos de vidro.