A passagem dos 249 anos de Porto Alegre e o início da contagem regressiva para os 250 anos são destaques nas marcas do Grupo RBS. Com o objetivo de aproximar os gaúchos de sua Capital, a iniciativa conta com o conceito "Porto da minha vida".
Nesta sexta-feira (26), ZH publica reportagem fotográfica acompanhada de crônica do colunista Paulo Germano. Já o Diário Gaúcho celebra o aniversário a partir de reportagem sobre pessoas que trabalham e convivem diariamente em locais reconhecidos como cartões-postais da Capital. E a Rádio Gaúcha tem entrevista com o secretário da Cultura, Gunter Axt, para falar sobre projetos culturais da cidade.
Na RBS TV, o Bom Dia Rio Grande conta histórias de pontos tradicionais, como o Mercado Público, por meio de vídeos feitos por quem cuida desses locais. O Jornal do Almoço resgata a memória da Capital recuperando fotografias e vídeos antigos. No fim de semana, o Galpão Crioulo vai relembrar a história do 35 CTG, o primeiro centro de tradições gaúchas, admirar as paisagens dos Caminhos Rurais e ainda contar a trajetória de Lupicínio Rodrigues.
Em produção integrada, ZH, Gaúcha e GZH marcam a data com reportagem especial sobre um dos principais pontos turísticos e uma das grandes apostas de renovação da cidade, o Cais do Porto. A matéria conta como funcionavam os armazéns do cais ao longo de sua história. Descrevendo os cenários econômicos e as pessoas que passaram por lá, a reportagem traça a história do local. O conteúdo será veiculado nesta sexta, em GZH e no programa Gaúcha+, e no Caderno Doc da Superedição de ZH, no fim de semana.
A reportagem faz o lançamento do POA 250, projeto que se estende até o próximo aniversário. Mensalmente, os veículos farão contagem regressiva para os 250 anos a partir de conteúdos especiais sobre a cidade, que vão explorar diversas temáticas como negócios, pessoas e cultura. Na RBS TV, o lançamento será no sábado (27), no Jornal do Almoço, com personalidades de diversos setores falando o que seria um bom presente para a cidade.